quarta-feira, 30 de julho de 2008

A Futebolândia

Vivemos numa república da Futebolândia.
Vivemos do e para o Futebol.
Sabemos que o Ronaldo acabou com a Nereida e anda de muletas em Los Angeles. E sabemos o que ele quer, se bem que ele nunca tenha dito o que pretendia.
Em Portugal, temos demasiadas horas despendidas para o futebol. Principalmente, aquele que não se joga em campo. Quem não se recorda dos tempos "gloriosos" (sic...que termo mais desapropriado para o blog...) do David Borges e o seu ‘Os Donos da Bola’.
Somos o país da futebolândia onde um tipo armado em major troça de ex-governantes em pleno canal público.
É a Futebolândia no seu esplendor.
Nem me quero alongar sobre as questões do apito.
A nossa futebolândia relega para um plano secundário uma final europeia de hoquei em pátins. Longe vão os tempos em que se vibrava com as jogadas do Trindade, Livramento,Realista e Victor Hugo.
Umas referências de alguns segundos no final dos principais blocos informativos, os que se dignaram a fazê-las. Já as contratações dos clubes da bola, até honras de abertura têm.
Portugal já foi 20 vezes Campeão da Europa, e 10 vezes Vice-campeão. Já foi 15 vezes Campeão do Mundo, e 9 vezes Vice-campeão. E isto já nem referindo os inúmeros títulos conquistados pelos clubes.
Quantas vezes fomos Campeões da Europa em Futebol e do Mundo?
Mas a Futebolândia parece esquecer-se que temos a maior representação de sempre nos Jogos Olimpicos.
E é aqui que entronca o nosso clube. Somos o clube com mais atletas apurados para as Olimpiadas. Aqui só vai quem trabalhou para isso. Ok...vamos ignorar a polêmica do doping.
Eis os atletas leoninos:
Francis Obikwelu - 100 e 200 mts
Naide Gomes - Salto em Comprimento
Marco Fortes - Lançamento do Peso
Silvia Cruz - Dardo
Maria do Carmo - 800 mts
Clarisse Cruz - 3000 mts obstáculos
Edivaldo Monteiro - 400 mts Barreiras
Arnaldo Abrantes - 200 mts

Desde já, o meu apoio para estes e restantes atletas portugueses.
Mas estes 7 magnificos, trabalharam durante meses a fio para conseguir esta presença em palcos orientais. E daqui, destaco a preservarança da Mario do Carmo. Talvez no ocaso da sua longa carreira.
E não são apenas estes atletas que merecem os nossos parabéns. Também a estrutura técnica e dirigente que teima em apostar no ecletismo do clube.
Mas esta aposta quanto a mim, deveria ser mais "visivel". Sim, porque passar do velhinho Alvalade com pista de tartan para o nóvel Alvalade XXI sem pista, custa demasiado a aceitar.
E saber que o Francis e a Naide têm de treinar fora de Portugal, ainda custa mais a digerir na nossa Futebolândia.
Orgulho-me de fazer parte da massa associativa de um clube de futebol que mantem a figura e o prestigio do Senhor Professor Moniz Pereira nos seus quadros.
FORÇA LEÕES!

3 comentários:

Jorge Almeida disse...

Sabiam que uma das modalidades mais desprezadas neste país é a que mais atletas dá para Pequim!

Pois é, dos 78 atletas com mínimos e inscritos para participarem 27 são do atletismo!

Por exemplo a Clarisse Cruz, que começou a carreira no Clube de Atletismo de Ovar (http://clubedeatletismodeovar.blogspot.com/) trabalha durante o horário de expediente tendo que treinar antes do trabalho e depois do trabalho! É preciso dedicação e acreditar!!

Vamos apoiar os nossos atletas das modalidades mais esquecidas nestes olímpicos e durante o ano vamos prestar mais atenção e ver as Taças do Mundo, Campeonatos Europeus que eles ganham!

Nota: Não se esqueçam dos nossos paraolímpicos que são os verdadeiros vendedores e “papa medalhas”!!!

Saudações Leoninas.

Xon Reite disse...

Totalmente de acordo. Já fui uma vez receber os para olímpicos ao aeroporto e foi comovente ver a alegria deles à chegada.

Merecem o nosso maior respeito e ainda nada ficam (devem ficar) atrás dos restantes atletas e cidadãos.

Jorge Almeida disse...

Na nota do meu comentário por lapso aparece vendedores em vez de VENCEDORES!!!!

Abraços e força