terça-feira, 29 de julho de 2008

O passe falhado

Sempre admirei a postura do João Moutinho como atleta.
Lembro-me do seu debute de leão ao peito num torneio de Verão contra o Newcastle. A primeira impressão foi deveras positiva. Sentia-se e já agora, via-se que estava ali mais um talento da Academia de Alcochete.
O seu corpo franzino não o impedia de lutar pela posse de bola e geri-la de uma forma inteligente.
Na nossa brilhante caminhada rumo á final da Uefa, fez um jogo épico. Foi na banheira de Roterdão. Experimentou a posição de trinco (ao lado de Rochemback) e brilhou numa jornada brilhante do nosso clube. Estava ali, o João Moutão.
Desde essa época, tem assumido posição de relevo dentro e fora do campo.
É capitão. E tinha condições para ser um "capitão à manuel fernandes". Jovem, inteligente, lutador e leonino. Fruto das nossas escolas. Vibrante com as vitórias e solidário nas derrotas.
Esse era o espelho do João até ao passad sábado.
Confesso que não vi o jogo. Só soube das declarações, já a noite ia longa. E fiquei triste.
Triste com a ingratidão. E desiludido com o idolo de pés de barro.
Continuará a ser um grande jogador mas aquela mistica "Produto do Sporting" acabou. Não foi o primeiro e nem será o último.
Mas se por um lado, esta atitude não chocaria vindo do Miguel Veloso, vindo do João, torna-a vil.
Todos temos o direito de usufruir de melhor condições financeiras. Todos temos o direito de trabalhar numa empresa/clube que nos ofereça melhores condições para a nossa careira. Mas vir para a rua, gritar "Quero Sair", não é digno de um capitão de equipa. De um condutor de um grupo de trabalho.
Todos sabemos a miséria de dirigentes desportivos que frequentam o nosso futebol. E todos os acusamos de serem a maçã podre do futebol. E que os jogadores é que deviam falar. E promover a marca que são o clube de cada um de nós.
Mas os jogadores também erram. Se o fazem em campo, ficamos frustrados naquele momento, mas quando erram fora dele, a desilusão é bem maior.
Espero que o João reflicta e resolva o seus problemas pessoais. Ganhando 100 000 euros por mês terá uma boa almofada para o fazer. Tendo uma estrutura como o Paulo Bento e Pedro Barbosa não terá ali, qualquer gesto de incompreensão.
O que te faz falta João?

4 comentários:

JUVE LEO DAMAIA disse...

Excelente... parabéns pelo post.

Anónimo disse...

Asneiras qualquer um comete. Até os melhores.

Eu gostaria de ver como ele se vai comportar daqui para a frente.
- Porque não sei as suas motivações
- Porque não sei se já se retratou junto de quem deve
- Porque apesar de tudo ainda é um puto

Veremos o que dá...

Fortes

Anónimo disse...

Ao que parece já provocou mal-estar no balneário.
A maioria dos jogadores sente que ele já não tem condições para liderar o grupo e pediram a PB que lhe retirasse a braçadeira.

Eu penso que era o mínimo que o PB podia fazer. Ele que já foi ao Dragão sem o Levezinho por este não querer treinar sem calças de fato treino...


www.juvemoita.com

Anónimo disse...

O que m veio logo à cabeça quando ouvi a historia do "quero sair" foi o tal almoço entre moutinho, o empresario e a coecidencia de pinto da costa....mas pronto, se for para o everton menos mal..